PROGRAMA DE GESTÃO
PARTICIPATIVA
PAPME PLANO DE AÇÃO E
PARTICIPAÇÃO DE MELHORIA DA ESCOLA
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Org: Professora Célia
Maria dos Santos Varjão –
Como Gestora
do Colégio Estadual João Matos –
Curaçá-BA
Elaborado
em 2006 para ser aplicado a partir de 2007
Por um novo jeito de caminhar
que repercuta
em novos significados à sua prática educativa.
Gestão
Democrática. Objetivo principal: valorizar as iniciativas e experiências
bem sucedidas e incentivar o processo de melhoria contínua da escola. A
valorização dos seus profissionais, a democratização do acesso, sucesso e
permanência do aluno, o desenvolvimento do trabalho pedagógico e de gestão
coletiva, a transparência nos mecanismos administrativos, financeiros, nos
procedimentos didáticos em todas as instâncias e a participação da comunidade
escolar nos processos consultivos e decisivos.
Avaliação
Diagnóstica. O processo de avaliação da escola diagnosticou alguns
problemas que contribuem para que o processo de gestão escolar encontre
empecilhos para sua efetivação, como o sistema de informatização da escola, o
espaço físico pouco atraente, o pouco acompanhamento dos pais na vida escolar
dos filhos, avaliação do desempenho
inadequada, a rotatividade de professores, baixo
desempenho na aprendizagem, abandono e reprovação, o mau uso do fardamento
escolar, aplicabilidade de recursos financeiros, dificuldades de organização
nos trabalhos de secretaria e dados de registros da escola.
Entretanto, a
escola também apresenta pontos que fortalecem seu potencial na busca de
qualidade em ensino e que devem ser levados em conta: um deles é a vontade de ser organismo vivo e ativo
na comunidade; e a partir da identificação das necessidades diagnosticadas, a
escola estabelece objetivos muito específicos de gestão participativa para
melhoria do processo ensino-aprendizagem num Plano de Ação e Participação para a Melhoria da Escola (PAPME), em
que estão elencados projetos e atividades dinamizadoras dos trabalhos escolares
para mudanças desejadas na atual realidade
escolar, em busca de uma melhoria contínua focada na eficácia do processo
ensino-aprendizagem. A proposta é:
1ª etapa: Preparando a escola – Perfil e funcionamento
Organizar as
informações relativas à secretaria da escola e todo o processo de dados relevantes
no diagnóstico da UE.
Melhoria nos serviços de secretaria como
organização de arquivos, atualização de dados do aluno em pastas individuais e acompanhamento
bimestral do rendimento do aluno em ficha avaliativa com todas as informações
referentes ao ano em curso.
Formar mutirão para definir e organizar pelo
menos 90% dos arquivos e proporcionar o acesso diário mais eficiente às pesquisas,
informações administrativas e pedagógicas.
Encontros em grupos para discussão e avaliação
da Rotina Escolar, o repasse das informações recebidas e convites destinados à
equipe de trabalho.
Reorganização da equipe de trabalho. 99% dos
servidores com funções estabelecidas e responsabilidades redefinidas.
Resgate às origens da escola
através de muitas
pesquisas e registros. Conhecer mais para poder amá-la, possibilitando a
todos da comunidade, maior aproximação e
conhecimento com a história da escola, desde a sua fundação até os dias atuais
com participação de 100% dos alunos.
A conscientização aos alunos e pais sobre a
importância do uso do fardamento escolar e padronizar com eqüidade os alunos,
através também do uniforme, identificando-os com autenticidade de forma
organizada e mais segura, respeitando a farda que veste.
2ªetapa: Elaborando
o PDE. A partir da
identificação das necessidades diagnosticadas, a escola se prepara para definir
os próximos passos a serem seguidos.
Definição da Missão, Visão, Valores a serem
defendidos, Metas e Objetivos.
A distribuição, execução e controle das ações a
serem realizadas.
3ª etapa: Informatizando
Buscar junto à
Secretaria Estadual de Educação e UEx a implementação do uso da informática
como ferramenta, assessorando o trabalho dos professores e viabilizando o
processo de sistematização dos trabalhos de secretaria e facilitando o processo
de ensino-aprendizagem.
Aquisição de computadores, impressora matricial,
multifuncional jato de tinta e complementos.
Modernização da fiação elétrica.
Implantação de sistema de fax
para viabilizar
e registrar o sistema de
comunicação dos trabalhos
formalmente implantados.
4ª
etapa: Diversificando com Recursos Tecnológicos
Modernizar a
gestão escolar adquirindo, através de repasses da CE e recursos do PDDEF e PME
ferramentas para aulas atraentes com recursos tecnológicos relevantes para a
melhoria do processo.
Aquisição de TV 29’ e 20’, Microssistem, Aparelho
de DVD, Retroprojetor de slides, Episcópio, Videocassete, microfones, caixa
amplificada, mapas e pranchas, globo terrestre, fitas de vídeo de todas as
áreas do conhecimento, DVDs educativos,
torso humano, aparelho digestivo, toda a linha de material esportivo nas
modalidades de vôlei, futsal, tênis e futebol de campo além de recursos para reforço de Português e Matemática.
5ª
etapa: Adequando o espaço físico
Em conjunto
com a UEx e parcerias com a comunidade, com a realização de feira de pechincha
e bingos comunitários para fins de arrecadação e mutirões, adequar o espaço
físico da escola, a fim de favorecer as condições de funcionamento das aulas,
de adaptação aos reforços tecnológicos e de informática, cantina, murais e de
toda a rotina da escola. A fim de que se torne um espaço de convívio prático, agradável
e, em especial, transformando-se em um ambiente propício à melhoria da
qualidade do processo ensino-aprendizagem. Tornar o espaço escolar o mais
agradável possível, transmitindo a sensaçãvel, transmitindo a sensaçis agradhoria da qualidade de ensino
Sala de Professores. Proporcionar aos
trabalhadores em educação ambiente propício à realização dos estudos,
planejamentos e interação com os equipamentos necessários ao bom desempenho dos
trabalhos.
Secretaria. Para modernizar a secretaria e aperfeiçoar
os serviços de gestão tornando-o mais eficiente e seguro com a independência da
secretaria dos demais órgãos e adequação na sala para assegurar a privacidade,
a segurança e a organização de toda a documentação.
Diretoria. Garantir espaço para os
trabalhos que permitam o gerenciamento
Projeto Sala de Vídeo. Proporcionar aos
alunos momentos pedagógicos diferenciados, utilizando recursos audiovisuais –
vídeo, videokê, retroprojetor e episcópio – por meio de agendamento de dia,
hora e atividade.
Rampas de acesso. De forma a facilitar o
acesso e a locomoção dos alunos e comunidade e demais portadores de deficiência
física, o plano preocupa-se também com a criação de outra via de acesso à
escola com portões mais amplos e a construção de rampas de acesso à mesma.
Civismo. Promover ações semanais de civismo
através da implantação de
mastros na área de acesso ao público no pátio
para momentos de formação cívica, socialização da história, e tributo à Pátria
com a execução dos hinos brasileiros. Despertar e aprimorar o espírito cívico e
o senso crítico e artístico; desenvolver a compreensão do passado histórico e
do significado de datas históricas e promover a apreciação e a interpretação
dos hinos e símbolos da pátria.; socializar conhecimentos e integrar os alunos.
Divulgação – assimilação - conhecimento –
Divulgar em toda a comunidade, por meio de
placas de cimento espalhadas no interior do
jardim da escola a missão, visão e valores da escola além de um
banner,
para uma prática educativa consciente.
Prestando contas do serviço. Transmitir à
comunidade a programação escolar e prestar contas das ações colegiadas em
murais de
cerâmica específicos implantados e espalhados pela escola,
consolidando a gestão participativa.
Praça da Cultura. No pátio externo, uma
praça que guarde segredos na cumplicidade de exposições, shows, eventos
culturais e sociais, lançamentos, comemorações, cinema em telão, uma
alternativa de realização pessoal, que prima por construir junto à juventude, o
mistério, o humor, o divertimento, a surpresa, a curiosidade, a reflexão, a
sensibilidade, a coletividade; aceitando a aprendizagem informal e
compartilhando outras perspectivas de conhecimento atendendo às necessidades
dos alunos, professores, família e comunidade em eventos intra e extra
escolares, expressados e comunicados por meio do teatro, da dança, da música, da
arte escrita e visual. Porque
muitos talentos se perdem por
falta de um pouco de coragem.
Pátio.
Cantina.
Anjos da Escola. Preservação do Patrimônio.
Pela conscientização e valorização do bem público, mutirões de trabalho e
aplicabilidade das penalidades, faz-se de maior efeito preservar o patrimônio
escolar como algo de extrema necessidade para o bom convívio entre
funcionários, professores, diretores e alunos. Utilizar panfletos, cartazes
educativos com frases de efeito elaboradas pelos alunos; ornamentar o jardim
com várias plantas e envolver as turmas em sistema de monitoramento através dos
anjos da escola composto pelos alunos eleitos a fim de manter e conservar o
ambiente físico.
Cadência Máxima. Apostar na Fanfarra como
instrumento de incentivo, acesso e permanência na escola.
6ª
etapa: Participando para o Crescimento
Foco: a
participação contínua de todos os envolvidos no processo educacional. Visa, em
especial, desenvolver de forma participativa, ações que permitam o crescimento
pessoal, intelectual e sócio-cultural dos alunos e professores, por meio de
projetos, trabalho de órgãos colegiados, parceiros, ONGS, reuniões de pais e
mestres, órgãos públicos e privados, com experiências educativas e inovadoras que
envolvam o exercício da cidadania, alunos, pais, professores, funcionários e comunidade;
aliados na construção de um bem público comum, a educação de qualidade. Inovar a prática educacional; resgatar a
pesquisa participante com a comunidade; realizar instrumentos avaliativos em
parceria com a comunidade; repensar o currículo; buscar alternativas para
superar índices de evasão, repetência e permanência, para incluir alunos com
dificuldades no processo educacional.
Inclui:
Projeto Político Pedagógico. Repensar a
Proposta Educacional. Planejamento e melhoramento curricular a partir de
questionamentos com os pais, solicitações e sugestões, para daí fazer a
reestruturação do PPP com as suas principais ações pedagógicas. Disponibilizar
ao aluno a orientação necessária ao seu desenvolvimento integral,
oferecendo-lhes melhores condições de adaptação e avanço à aprendizagem.
Cronograma anual de ações. Elaboração
conjunta de calendário com ações a serem desenvolvidas durante o ano para a
garantia do planejamento prévio.
Folder. Informações ao aluno dos direitos e
deveres, formas de avaliação, orientações de estudo, calendário escolar, normas
de funcionamento e de convivência escolar, freqüência, anotações relevantes
para o aluno.
Difusão e Aplicação da Lei. Discutir, levar ao conhecimento de toda a
comunidade educativa o Regimento Escolar. Planejar em conjunto as normas de
convivência e regras disciplinares visando a formação integral do aluno em
função dos princípios éticos, políticos e estéticos. Divulgar e aplicar as
normas disciplinares conforme o regimento escolar e a LDB, Constituição Federal
e Estadual, Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de palestras,
seminários, grupos de estudos e outros.
APM - Associação de Pais e Mestres. Formar
a Associação, organizar estatuto e eleger representantes integrando os pais e
buscando a unidade de propósitos e de concepção educacional. Visa colaborar na
assistência e formação do aluno, aprimorando a formação cívica, cultural e
religiosa, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo
a integração e parceria junto aos poderes públicos, ONGS, comunidade escolar e
familiar.
PAI (Projeto de Avaliação Institucional). Acompanhamento
sistemático das ações da escola por meio de avaliação ampla e participativa. Estratégia
– Sensibilização e motivação dos diversos setores da escola canalizando
esforços para facilitar à comunidade escolar os desdobramentos, provenientes do
processo de melhoria das atividades de gestão, ensino, pesquisa e integração
com a sociedade. Criar a
Comissão
permanente de Avaliação Institucional (CPAI) composta por representantes de
todos os segmentos da comunidade, para acompanhar e monitorar as ações e
projetos desenvolvidos através de indicadores de desempenho quanto à sua
estrutura humana, física e pedagógica com indicativos de soluções capazes de
melhorar a qualidade da educação, pela participação solidária e efetiva,
inclusive auxiliar com os alunos infrequentes. Semestralmente a direção
encaminha através da CPAI um questionário aos pais, professores e funcionários
buscando opiniões de melhoria.
Líderes de sala. Cada sala uma liderança
como refer~encia para auxiliar na gestão democrática. Através dos líderes os
alunos podem trazer os problemas até a equipe gestora; depois senta-se com a
equipe pedagógica para uma tomada de decisão mais eficaz.
Somando vive-se melhor. Desenvolver atividades junto à comunidade
escolar e instituições, com a finalidade de estabelecer relações de parceria, e
que apresentem caminhos capazes de produzirem atitudes voltadas para a
construção de uma cidadania plena e consciente, propiciando um aprendizado que
culmine com as aspirações almejadas pelas famílias dos alunos e pela sociedade.
Escola Aberta. Propiciar condições de atendimento
aos alunos que apresentem deficiências que interferem no processo
ensino-aprendizagem como, favorecer condições de ajuda mútua entre escola e
pais de alunos para estudos de reforço em salas extras ou finais de semanas.
Rádio Comunitária. O projeto visa interagir
com alunos, professores, funcionários e comunidade, com informações semanais do
desenvolvimento dos trabalhos realizados na escola, assim como a divulgação dos
projetos culturais e de entretenimento.
Aniversário da Escola. Instituir no calendário oficial escolar a
comemoração do aniversário da escola e valorizá-la como instituição de
histórico respeitado na comunidade desde 1968, encontrando sempre motivos para
festejar.
Implantar o NAC – Núcleo
de Apoio Cultural, em parceria com a comunidade, para organizar e realizar
trabalhos artísticos a partir do calendário escolar.
Participação e Autonomia Financeira. Promover
a participação efetiva dos segmentos escolares na captação e aplicação de
recursos financeiros. Organizar atividades para arrecadar recursos financeiros
a serem aplicados em ações educativas, na busca de materiais para a melhoria do
projeto pedagógico. Busca formas alternativas para criar e obter recursos e
materiais complementares para a melhoria do PPP, inclusive com parcerias com
entidades privadas e governamentais.
Elementos metodológicos. Preparar os
professores para desenvolverem com eficiência as metas amplas do PDE, o que
leva à realização de reuniões freqüentes, grupos de estudos periódicos,
debates, seminários, reuniões pedagógicas, oficinas e eventos interativos oferecendo-lhes
instrumentos para suporte do processo ensino-aprendizagem, capazes de
favorecerem a execução de práticas com mais qualidade.
Dia da Família na Escola. Momento de
envolvimento, atitudes de cidadania,
palestras e apresentação dos alunos. Evento
interativo para promover a busca conjunta da comunidade e famílias por
alternativas para atender às necessidades dos alunos e da família. Ponto máximo
das parcerias. Convidar psicólogos, pedagogos, médicos, etc. para palestras,
informações e dinâmicas; instituições para orientações de efetivo exercício de cidadania
e documentação.
Gincana multidisciplinar. Busca interagir
intensamente com a comunidade de forma interdisciplinar. Para a evolução do
conhecimento, ampliação do acervo bibliotecário, distribuição de alimentos a
famílias carentes do entorno da escola promovendo uma educação participativa e
solidária. Integrar os alunos em atividades que despertem solidariedade e ética
no ambiente escolar e na sociedade.
Interdisciplinaridade. O estabelecimento da
interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, articulando saber,
conhecimento, vivência, comunidade, meio ambiente, etc., troca de saberes a
partir de planejamento coletivo e realização de palestras, seminários,
projetos, oficinas.
Antecipação aos problemas de aprendizagem.
Realizar bimestralmente o Conselho de Classe utilizando formulário que permite
uma análise do desempenho dos alunos nos itens disciplina, interesse,
rendimento e freqüência, com o objetivo de detectar ainda em tempo, o problema
das classes e dos alunos para resolvê-los ou amenizá-los, contribuindo com
propostas alternativas para o sucesso do aluno.
Avaliação contínua
do desempenho de pessoal: acompanhamento feito por meio de planos
diários, preenchimento manual dos diários de classe, fichas de alunos,
cumprimento das Atividades Complementares, funcionários e professores e
assinatura do livro de ponto.
Participação e comprometimento. O Colegiado
Escolar se reúne bimestralmente para rever o PDE e traçar estratégias de
melhorias que serão feitas a partir dos resultados obtidos das pesquisas
realizadas pela
CPAI (Comissão
Permanente de Avaliação Institucional). Como gerenciador das ações o colegiado também precisa
subsidiar eventos e dar suporte para projetos educacionais
Simuladão no Fundamental. Apresentar
resultado anual no Ensino Fundamental de simulado realizado com as turmas.
Avaliando, replanejando e recuperando. Avaliar
e replanejar as atividades escolares. Adoção
da recuperação paralela.
Apostando no esporte. A prática esportiva é
uma oportunidade para elevar a auto-estima, revitalizar valores humanos e
experiências vivenciadas nos momentos felizes de conquistas. Incentivar nas
várias modalidades individuais e coletivas, apesar das condições de
infra-estrutura física adversa, busca tornar o esporte um marco essencial das
ações educativas e nos jogos escolares propiciar a integração entre as diversas
escolas do município possibilitando o surgimento de novos valores, utilizando o
esporte como meio de educação.
Saúde na Escola. Em parceria com os órgãos de saúde, investir
para que todos os alunos do Ensino Fundamental
recebam tratamento preventivo com o bochecho fluorado semanal.
Adesão às Campanhas. Realizar campanhas
para aquisição de equipamentos e melhoria do ambiente.
Sarau Literário. A culminância dos
trabalhos entre as disciplinas afins, tendo como carro chefe a Língua
Portuguesa com trabalhos de escrita em gêneros textuais diversos, teatro,
música, dança, pintura, paródia, palestras com escritores, músicos. O aluno
atua como protagonista.
Projeto Cinema na Escola. Desenvolvido pelo
grupo de monitoração com temas discutidos e selecionados de acordo com o
interesse dos alunos e aprovação dos professores e direção. As sessões aos
sábados e domingos e inclui também musicais.
Projetos envolvendo: violência sexual
contra crianças e adolescentes, coletâneas de histórias, leitura, olimpíadas de
matemática, meio ambiente e qualidade de vida e o resgate de valores.
7ª
etapa: O Reconhecimento
Mostra Pedagógica. Principal projeto
educacional do ano, pois envolve a coletividade acadêmica. Culminância no final
do ano letivo com apresentações da produção científica e cultural dos alunos e
participação de professores, funcionários, pais e amigos da escola; coroando
com a premiação e certificação dos
alunos
destaques do ano em freqüência 100% e revelação em rendimento escolar
com as melhores notas do ano, evidenciando assim o compromisso, a
responsabilidade, o interesse e o sucesso dos
alunos que verdadeiramente buscam construir o conhecimento.
Prêmio Professor e Funcionário NOTA 10. Lançamento
na escola do dispositivo que leva em conta as práticas articuladas de ensino,
tendo como referência as metas e ações do PDE, incentivando-os na aplicação de
novas metodologias para a melhoria da qualidade de ensino.
Integração e Lazer. Proporcionar momentos
de integração e lazer para os profissionais em educação, do tipo
confraternização e passeios descontraídos, tendo como referência o compromisso
das pessoas com o PDE. Visa manter o entusiasmo para a garantia de participação
e resultados.
Viagens didáticas. Promovidas com o apoio
dos pais e parceiros colaboradores que atendam ao programa curricular
interdisciplinar.
8ª Etapa / final: Acompanhamento, Controle e Auto-avaliação
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