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E não esquecer de se preparar para o erro. São apenas uns retalhos de uma vida que estão aqui selecionados por alguém que durante um tempo colecionou diferentes pareceres expressos em choro, risos, erros, acertos e amores; alguém que busca crescer, que luta e que espera que você a conheça um pouco mais nesses retalhos da alma contidos em decepções e alegrias de uma constante aprendiz que está sempre em busca de uma forma melhor de viver e construir e que resolveu criar este blog para dividir ideias, anseios, vitórias e tudo que aqui seja permitido.
Abraços.

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Mulher de mil definições, de mil ações. Os amigos sabem do teu valor, do teu calor. Tua presença cativa na aurora das vidas. Segues instintos, traços, destinos. A sabedoria é o teu sinal. Tua história, a doação maternal. És batalhadora, nem por isso, menos sonhadora. Lutas por um mundo digno onde a liberdade não seja só branca, mas azul, verde, de todas as cores. Onde seja imprescindível viver só de amores. Onde possamos fazer da paz vindoura,um alçar matinal, um cantar, um eterno luar. (por Vera Lúcia)

Projetos




                PROGRAMA DE GESTÃO PARTICIPATIVA

PAPME   PLANO DE AÇÃO E  PARTICIPAÇÃO DE MELHORIA DA  ESCOLA
__________________________________________________________________________________________________________

Org: Professora Célia Maria dos Santos Varjão –
Como Gestora do Colégio Estadual João Matos – Curaçá-BA
Elaborado em 2006 para ser aplicado a partir de 2007

Por um novo jeito de caminhar que repercuta
em  novos significados  à sua prática educativa.

Gestão Democrática. Objetivo principal: valorizar as iniciativas e experiências bem sucedidas e incentivar o processo de melhoria contínua da escola. A valorização dos seus profissionais, a democratização do acesso, sucesso e permanência do aluno, o desenvolvimento do trabalho pedagógico e de gestão coletiva, a transparência nos mecanismos administrativos, financeiros, nos procedimentos didáticos em todas as instâncias e a participação da comunidade escolar nos processos consultivos e decisivos.

Avaliação Diagnóstica. O processo de avaliação da escola diagnosticou alguns problemas que contribuem para que o processo de gestão escolar encontre empecilhos para sua efetivação, como o sistema de informatização da escola, o espaço físico pouco atraente, o pouco acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, avaliação do desempenho inadequada, a rotatividade de professores, baixo desempenho na aprendizagem, abandono e reprovação, o mau uso do fardamento escolar, aplicabilidade de recursos financeiros, dificuldades de organização nos trabalhos de secretaria e dados de registros da escola.

Entretanto, a escola também apresenta pontos que fortalecem seu potencial na busca de qualidade em ensino e que devem ser levados em conta: um deles é a vontade de ser organismo vivo e ativo na comunidade; e a partir da identificação das necessidades diagnosticadas, a escola estabelece objetivos muito específicos de gestão participativa para melhoria do processo ensino-aprendizagem num Plano de Ação e Participação para a Melhoria da Escola (PAPME), em que estão elencados projetos e atividades dinamizadoras dos trabalhos escolares para mudanças desejadas na atual  realidade escolar, em busca de uma melhoria contínua focada na eficácia do processo ensino-aprendizagem. A proposta é:


1ª etapa: Preparando a escola – Perfil e funcionamento
Organizar as informações relativas à secretaria da escola e todo o processo de dados relevantes no diagnóstico da UE.
*      Melhoria nos serviços de secretaria como organização de arquivos, atualização de dados do aluno em pastas individuais e acompanhamento bimestral do rendimento do aluno em ficha avaliativa com todas as informações referentes ao ano em curso.

*      Formar mutirão para definir e organizar pelo menos 90% dos arquivos e proporcionar o acesso diário mais eficiente às pesquisas, informações administrativas e pedagógicas.

*      Encontros em grupos para discussão e avaliação da Rotina Escolar, o repasse das informações recebidas e convites destinados à equipe de trabalho.

*      Reorganização da equipe de trabalho. 99% dos servidores com funções estabelecidas e responsabilidades redefinidas.

*      Resgate às origens da escola através de muitas pesquisas e registros. Conhecer mais para poder amá-la, possibilitando a todos  da comunidade, maior aproximação e conhecimento com a história da escola, desde a sua fundação até os dias atuais com participação de 100% dos alunos.

*      A conscientização aos alunos e pais sobre a importância do uso do fardamento escolar e padronizar com eqüidade os alunos, através também do uniforme, identificando-os com autenticidade de forma organizada e mais segura, respeitando a farda que veste.

     
2ªetapa: Elaborando o PDE. A partir da identificação das necessidades diagnosticadas, a escola se prepara para definir os próximos passos a serem seguidos.
*      Definição da Missão, Visão, Valores a serem defendidos, Metas e Objetivos.
*      A distribuição, execução e controle das ações a serem realizadas.

3ª etapa: Informatizando
Buscar junto à Secretaria Estadual de Educação e UEx a implementação do uso da informática como ferramenta, assessorando o trabalho dos professores e viabilizando o processo de sistematização dos trabalhos de secretaria e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
*      Aquisição de computadores, impressora matricial, multifuncional jato de tinta e complementos.
*      Modernização da fiação elétrica.
*      Implantação de sistema de fax para viabilizar e registrar o sistema de  comunicação  dos trabalhos formalmente implantados.

4ª etapa: Diversificando com Recursos Tecnológicos
Modernizar a gestão escolar adquirindo, através de repasses da CE e recursos do PDDEF e PME ferramentas para aulas atraentes com recursos tecnológicos relevantes para a melhoria do processo.
*      Aquisição de TV 29’ e 20’, Microssistem, Aparelho de DVD, Retroprojetor de slides, Episcópio, Videocassete, microfones, caixa amplificada, mapas e pranchas, globo terrestre, fitas de vídeo de todas as áreas do conhecimento,  DVDs educativos, torso humano, aparelho digestivo, toda a linha de material esportivo nas modalidades de vôlei, futsal, tênis e futebol de campo além de recursos para  reforço de Português e Matemática.

5ª etapa: Adequando o espaço físico
Em conjunto com a UEx e parcerias com a comunidade, com a realização de feira de pechincha e bingos comunitários para fins de arrecadação e mutirões, adequar o espaço físico da escola, a fim de favorecer as condições de funcionamento das aulas, de adaptação aos reforços tecnológicos e de informática, cantina, murais e de toda a rotina da escola. A fim de que se torne um espaço de convívio prático, agradável e, em especial, transformando-se em um ambiente propício à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. Tornar o espaço escolar o mais agradável possível, transmitindo a sensaçãvel, transmitindo a sensaçis agradhoria da qualidade de ensino

*      Sala de Professores. Proporcionar aos trabalhadores em educação ambiente propício à realização dos estudos, planejamentos e interação com os equipamentos necessários ao bom desempenho dos trabalhos.

*      Secretaria. Para modernizar a secretaria e aperfeiçoar os serviços de gestão tornando-o mais eficiente e seguro com a independência da secretaria dos demais órgãos e adequação na sala para assegurar a privacidade, a segurança e a organização de toda a documentação.

*      Diretoria. Garantir espaço para os trabalhos que permitam o gerenciamento

*      Projeto Sala de Vídeo. Proporcionar aos alunos momentos pedagógicos diferenciados, utilizando recursos audiovisuais – vídeo, videokê, retroprojetor e episcópio – por meio de agendamento de dia, hora e atividade.

*      Rampas de acesso. De forma a facilitar o acesso e a locomoção dos alunos e comunidade e demais portadores de deficiência física, o plano preocupa-se também com a criação de outra via de acesso à escola com portões mais amplos e a construção de rampas de acesso à mesma.

*      Civismo. Promover ações semanais de civismo através da implantação de mastros na área de acesso ao público no pátio para momentos de formação cívica, socialização da história, e tributo à Pátria com a execução dos hinos brasileiros. Despertar e aprimorar o espírito cívico e o senso crítico e artístico; desenvolver a compreensão do passado histórico e do significado de datas históricas e promover a apreciação e a interpretação dos hinos e símbolos da pátria.; socializar conhecimentos e integrar os alunos.

*      Divulgação – assimilação - conhecimento – Divulgar em toda a comunidade, por meio de placas de cimento espalhadas no interior do jardim da escola a missão, visão e valores da escola além de um banner, para uma prática educativa consciente.

*      Prestando contas do serviço. Transmitir à comunidade a programação escolar e prestar contas das ações colegiadas em murais de cerâmica específicos implantados e espalhados pela escola, consolidando a gestão participativa.

*      Praça da Cultura. No pátio externo, uma praça que guarde segredos na cumplicidade de exposições, shows, eventos culturais e sociais, lançamentos, comemorações, cinema em telão, uma alternativa de realização pessoal, que prima por construir junto à juventude, o mistério, o humor, o divertimento, a surpresa, a curiosidade, a reflexão, a sensibilidade, a coletividade; aceitando a aprendizagem informal e compartilhando outras perspectivas de conhecimento atendendo às necessidades dos alunos, professores, família e comunidade em eventos intra e extra escolares, expressados e comunicados por meio do teatro, da dança, da música, da arte escrita e visual. Porque muitos talentos se perdem por falta de um pouco de coragem.

*      Pátio.  

*      Cantina.

*      Anjos da Escola. Preservação do Patrimônio. Pela conscientização e valorização do bem público, mutirões de trabalho e aplicabilidade das penalidades, faz-se de maior efeito preservar o patrimônio escolar como algo de extrema necessidade para o bom convívio entre funcionários, professores, diretores e alunos. Utilizar panfletos, cartazes educativos com frases de efeito elaboradas pelos alunos; ornamentar o jardim com várias plantas e envolver as turmas em sistema de monitoramento através dos anjos da escola composto pelos alunos eleitos a fim de manter e conservar o ambiente físico.

*      Cadência Máxima. Apostar na Fanfarra como instrumento de incentivo, acesso e permanência na escola.

6ª etapa: Participando para o Crescimento
Foco: a participação contínua de todos os envolvidos no processo educacional. Visa, em especial, desenvolver de forma participativa, ações que permitam o crescimento pessoal, intelectual e sócio-cultural dos alunos e professores, por meio de projetos, trabalho de órgãos colegiados, parceiros, ONGS, reuniões de pais e mestres, órgãos públicos e privados, com experiências educativas e inovadoras que envolvam o exercício da cidadania, alunos, pais, professores, funcionários e comunidade; aliados na construção de um bem público comum, a educação de qualidade. Inovar a prática educacional; resgatar a pesquisa participante com a comunidade; realizar instrumentos avaliativos em parceria com a comunidade; repensar o currículo; buscar alternativas para superar índices de evasão, repetência e permanência, para incluir alunos com dificuldades no processo educacional.
Inclui:
*      Projeto Político Pedagógico. Repensar a Proposta Educacional. Planejamento e melhoramento curricular a partir de questionamentos com os pais, solicitações e sugestões, para daí fazer a reestruturação do PPP com as suas principais ações pedagógicas. Disponibilizar ao aluno a orientação necessária ao seu desenvolvimento integral, oferecendo-lhes melhores condições de adaptação e avanço à aprendizagem.

*      Cronograma anual de ações. Elaboração conjunta de calendário com ações a serem desenvolvidas durante o ano para a garantia do planejamento prévio.

*      Folder. Informações ao aluno dos direitos e deveres, formas de avaliação, orientações de estudo, calendário escolar, normas de funcionamento e de convivência escolar, freqüência, anotações relevantes para o aluno.

*      Difusão e Aplicação da Lei.  Discutir, levar ao conhecimento de toda a comunidade educativa o Regimento Escolar. Planejar em conjunto as normas de convivência e regras disciplinares visando a formação integral do aluno em função dos princípios éticos, políticos e estéticos. Divulgar e aplicar as normas disciplinares conforme o regimento escolar e a LDB, Constituição Federal e Estadual, Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de palestras, seminários, grupos de estudos e outros.

*      APM - Associação de Pais e Mestres. Formar a Associação, organizar estatuto e eleger representantes integrando os pais e buscando a unidade de propósitos e de concepção educacional. Visa colaborar na assistência e formação do aluno, aprimorando a formação cívica, cultural e religiosa, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo a integração e parceria junto aos poderes públicos, ONGS, comunidade escolar e familiar.

*      PAI (Projeto de Avaliação Institucional). Acompanhamento sistemático das ações da escola por meio de avaliação ampla e participativa. Estratégia – Sensibilização e motivação dos diversos setores da escola canalizando esforços para facilitar à comunidade escolar os desdobramentos, provenientes do processo de melhoria das atividades de gestão, ensino, pesquisa e integração com a sociedade. Criar a Comissão permanente de Avaliação Institucional (CPAI) composta por representantes de todos os segmentos da comunidade, para acompanhar e monitorar as ações e projetos desenvolvidos através de indicadores de desempenho quanto à sua estrutura humana, física e pedagógica com indicativos de soluções capazes de melhorar a qualidade da educação, pela participação solidária e efetiva, inclusive auxiliar com os alunos infrequentes. Semestralmente a direção encaminha através da CPAI um questionário aos pais, professores e funcionários buscando opiniões de melhoria.

*      Líderes de sala. Cada sala uma liderança como refer~encia para auxiliar na gestão democrática. Através dos líderes os alunos podem trazer os problemas até a equipe gestora; depois senta-se com a equipe pedagógica para uma tomada de decisão mais eficaz.

*      Somando vive-se melhor.  Desenvolver atividades junto à comunidade escolar e instituições, com a finalidade de estabelecer relações de parceria, e que apresentem caminhos capazes de produzirem atitudes voltadas para a construção de uma cidadania plena e consciente, propiciando um aprendizado que culmine com as aspirações almejadas pelas famílias dos alunos e pela sociedade.

*      Escola Aberta. Propiciar condições de atendimento aos alunos que apresentem deficiências que interferem no processo ensino-aprendizagem como, favorecer condições de ajuda mútua entre escola e pais de alunos para estudos de reforço em salas extras ou finais de semanas.

*      Rádio Comunitária. O projeto visa interagir com alunos, professores, funcionários e comunidade, com informações semanais do desenvolvimento dos trabalhos realizados na escola, assim como a divulgação dos projetos culturais e de entretenimento.

*      Aniversário da Escola. Instituir no calendário oficial escolar a comemoração do aniversário da escola e valorizá-la como instituição de histórico respeitado na comunidade desde 1968, encontrando sempre motivos para festejar.

*      Implantar o NACNúcleo de Apoio Cultural, em parceria com a comunidade, para organizar e realizar trabalhos artísticos a partir do calendário escolar.

*      Participação e Autonomia Financeira. Promover a participação efetiva dos segmentos escolares na captação e aplicação de recursos financeiros. Organizar atividades para arrecadar recursos financeiros a serem aplicados em ações educativas, na busca de materiais para a melhoria do projeto pedagógico. Busca formas alternativas para criar e obter recursos e materiais complementares para a melhoria do PPP, inclusive com parcerias com entidades privadas e governamentais.

*      Elementos metodológicos. Preparar os professores para desenvolverem com eficiência as metas amplas do PDE, o que leva à realização de reuniões freqüentes, grupos de estudos periódicos, debates, seminários, reuniões pedagógicas, oficinas e eventos interativos oferecendo-lhes instrumentos para suporte do processo ensino-aprendizagem, capazes de favorecerem a execução de práticas com mais qualidade.

*      Dia da Família na Escola. Momento de envolvimento, atitudes de  cidadania, palestras  e apresentação dos alunos. Evento interativo para promover a busca conjunta da comunidade e famílias por alternativas para atender às necessidades dos alunos e da família. Ponto máximo das parcerias. Convidar psicólogos, pedagogos, médicos, etc. para palestras, informações e dinâmicas; instituições para orientações de efetivo exercício de cidadania e documentação.

*      Gincana multidisciplinar. Busca interagir intensamente com a comunidade de forma interdisciplinar. Para a evolução do conhecimento, ampliação do acervo bibliotecário, distribuição de alimentos a famílias carentes do entorno da escola promovendo uma educação participativa e solidária. Integrar os alunos em atividades que despertem solidariedade e ética no ambiente escolar e na sociedade.

*      Interdisciplinaridade. O estabelecimento da interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, articulando saber, conhecimento, vivência, comunidade, meio ambiente, etc., troca de saberes a partir de planejamento coletivo e realização de palestras, seminários, projetos, oficinas.

*      Antecipação aos problemas de aprendizagem. Realizar bimestralmente o Conselho de Classe utilizando formulário que permite uma análise do desempenho dos alunos nos itens disciplina, interesse, rendimento e freqüência, com o objetivo de detectar ainda em tempo, o problema das classes e dos alunos para resolvê-los ou amenizá-los, contribuindo com propostas alternativas para o sucesso do aluno.

*       Avaliação contínua do desempenho de pessoal: acompanhamento feito por meio de planos diários, preenchimento manual dos diários de classe, fichas de alunos, cumprimento das Atividades Complementares, funcionários e professores e assinatura do livro de ponto.

*      Participação e comprometimento. O Colegiado Escolar se reúne bimestralmente para rever o PDE e traçar estratégias de melhorias que serão feitas a partir dos resultados obtidos das pesquisas realizadas pela CPAI (Comissão Permanente de Avaliação Institucional). Como gerenciador  das ações o colegiado também precisa subsidiar eventos e dar suporte para projetos educacionais

*      Simuladão no Fundamental. Apresentar resultado anual no Ensino Fundamental de simulado realizado com as turmas.

*      Avaliando, replanejando e recuperando. Avaliar e replanejar as atividades escolares.  Adoção da recuperação paralela.

*      Apostando no esporte. A prática esportiva é uma oportunidade para elevar a auto-estima, revitalizar valores humanos e experiências vivenciadas nos momentos felizes de conquistas. Incentivar nas várias modalidades individuais e coletivas, apesar das condições de infra-estrutura física adversa, busca tornar o esporte um marco essencial das ações educativas e nos jogos escolares propiciar a integração entre as diversas escolas do município possibilitando o surgimento de novos valores, utilizando o esporte como meio de educação.

*      Saúde na Escola.  Em parceria com os órgãos de saúde, investir para que todos os alunos do Ensino Fundamental  recebam tratamento preventivo com o bochecho fluorado semanal.

*      Adesão às Campanhas. Realizar campanhas para aquisição de equipamentos e melhoria do ambiente.


*      Sarau Literário. A culminância dos trabalhos entre as disciplinas afins, tendo como carro chefe a Língua Portuguesa com trabalhos de escrita em gêneros textuais diversos, teatro, música, dança, pintura, paródia, palestras com escritores, músicos. O aluno atua como protagonista.


*      Projeto Cinema na Escola. Desenvolvido pelo grupo de monitoração com temas discutidos e selecionados de acordo com o interesse dos alunos e aprovação dos professores e direção. As sessões aos sábados e domingos e inclui também musicais.


*      Projetos envolvendo: violência sexual contra crianças e adolescentes, coletâneas de histórias, leitura, olimpíadas de matemática, meio ambiente e qualidade de vida e o resgate de valores.


7ª etapa: O Reconhecimento

*      Mostra Pedagógica. Principal projeto educacional do ano, pois envolve a coletividade acadêmica. Culminância no final do ano letivo com apresentações da produção científica e cultural dos alunos e participação de professores, funcionários, pais e amigos da escola; coroando com a premiação e certificação dos alunos destaques do ano em freqüência 100% e revelação em rendimento escolar com as melhores notas do ano, evidenciando assim o compromisso, a responsabilidade, o interesse e o sucesso dos  alunos que verdadeiramente buscam construir o conhecimento.

*      Prêmio Professor e Funcionário NOTA 10. Lançamento na escola do dispositivo que leva em conta as práticas articuladas de ensino, tendo como referência as metas e ações do PDE, incentivando-os na aplicação de novas metodologias para a melhoria da qualidade de ensino.

*      Integração e Lazer. Proporcionar momentos de integração e lazer para os profissionais em educação, do tipo confraternização e passeios descontraídos, tendo como referência o compromisso das pessoas com o PDE. Visa manter o entusiasmo para a garantia de participação e resultados.

*      Viagens didáticas. Promovidas com o apoio dos pais e parceiros colaboradores que atendam ao programa curricular interdisciplinar.



8ª Etapa / final:  Acompanhamento, Controle e Auto-avaliação

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